PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
É bem provável que você que está lendo esse texto saiba ou entenda a importância de fazer um planejamento estratégico, pois sem ele a sua empresa é um barco a deriva, que pode encontrar portos seguros, mas maiores chances são de naufragar.
Para criarmos um planejamento estratégico eficiente é fundamental que criemos um roteiro e uma padronização. Existe a necessidade de seguir um processo que deve ser fácil de entender, mas que englobe todos os setores da organização, objetivos estratégicos e metas. E não importa se seu negócio é uma pequena empresa ou uma empresa de grande porte ter um planejamento é fundamental.
O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que consiste em colocar uma série de elementos fundamentais sobre o seu negócio no papel de maneira correta e visando ultrapassar eventuais obstáculos.
Ao montar seu planejamento estratégico empresarial, são necessárias algumas informações:
- Estágio do seu negócio atual?
- O que você quer que seu negócio alcance?
- O que é preciso fazer para ele chegar lá?
- Qual serão os planos de ações e de trabalho para esse objetivo?
- Quais os recursos serão necessários?
A confiabilidade dessas informações são fundamentais para o sucesso do plano, sugerimos a utilização de um software ERP OMIE ou uma planilha bem organizada, no entanto os softwares te darão uma agilidade maior e você pode desde o começo prezar pela omnicalidade.
Como fazer o Planejamento Estratégico?
Primeiro você e seus sócios devem separar um tempo para planejar a empresa, pois o investimento de tempo é grande e muito necessário. Alinhar às expectativas é de grande importância para que não tenhamos frustações ao longo do processo. Comece o planejamento com um brainstorming e tire daí os insights necessários.
Após esse processo é o momento de:
1 Analisar a empresa
Pense no que você já fez desde a fundação da empresa, quais são as suas vantagens competitivas e vantagens comparativas em relação a concorrência. Faça uma análise SWOT e identifique os pontos de melhoria.
2 Missão, visão e valores
Pode parecer batido usar essas premissas, mas é de suma importância para definir as metas da organização.
- Missão: É a sua ração de existir. Você se propôs a criar esse negócio e para que ele existe.
- Visão: Aonde você que chegar. Quero ser a maior distribuidora de alimentos d minha cidade. A visão é mutável e pode ser adaptada conforme os objetivos são alcançados
- Valores: Sua empresa é guiada por eles. A empresa e seus stakeholders são guiadas por esses valores.
3 Definir metas
Para nós aqui é o momento mais complicado do planejamento estratégico. As metas não podem ser irreais e inalcançáveis. O empresário deve e sua equipe já deve ter entendido nesse momento o que é o negócio.
Mas quais as metas que devemos definir? Nós gostamos de começar pelo montante necessário para vivermos, ou seja, quanto de receita é necessário para tirarmos um pró-labore suficiente para vivermos. Veja bem, aqui não existe certo ou errado, mas qual é o objetivo de cada um.
Depois que definimos isso partimos para identificar a equipe necessária, instalações, ativos, softwares e os recursos necessários para alcançar a meta. Equipe, instalações, ativos, estoques etc.
Existe a necessidade de conhecer bem seus fornecedores e saber os prazos de entrega e pagamentos para ajustar seu fluxo de caixa. Bancos também são fornecedores, pois se existir a necessidade financiamento externo buscar as melhores opções de crédito é fundamental para o empresário.
4 Estratégias
Para alcançar as suas metas é preciso definir algumas estratégias, essas estratégias podem ser de curto prazo para coisas simples que serão do dia a dia. De médio prazo para planos de ação, exemplo plano de vendas ou de longo prazo que engloba tudo que fazemos na organização, tal como missão, visão e valores.
Nós gostamos de usar OKRs – Objectives and Key Results que pode ser traduzida Objetivos e Resultados Chaves. Essa metodologia facilita em muito o acompanhamento das metas e das estratégias e ajuda muito na comunicação com a equipe.
5 Cronograma
Crie um cronograma para tudo que vocês pretendem fazer na organização e gere dados sobre isso. Seguir o cronograma é parte essencial do planejamento, pois ajuda a ter disciplina e capacidade de execução.
Suas estratégias de curto, médio e longo prazo só serão cumpridas se forem medidas. Então um cronograma ajudará a diretoria a identificar a produtividade e gargalos ao longo da vida da empresa.
Identifique os KPIs necessários. Muitas empresas não sabem usar a massa de dados que coletam ou geram, pois usam os dados soltos e sem estratégias. Quando usar os KPIs utilize aqueles que são relevantes para a empresa. Se o objetivo é aumentar as vendas, nessa estratégia os dados necessários são os envolvidos nesse processo, não existe a necessidade de misturar nessa análise a quantidade de serviços contábeis pagos pela empresa, esses custos não influenciam o aumento das vendas.
Organização empresarial
Pode parecer óbvio, mas grande parte do empresariado trata a sua empresa como emprego ou apenas uma fonte de renda. Entendemos que por muitas vezes a opção foi empreender e essa não era intenção, no entanto é necessário trazer profissionalismo para a organização, pois isso impacta diretamente nos resultados e no faturamento.
O Plano estratégico não é apenas um documento para ser largado em uma gaveta depois de ser feito. Ele precisa ser compartilhado com toda a organização e atualizado de tempos em tempos, pois sua organização crescerá e precisará de adaptações. Planejamento é feito para longo prazo e você empreendedor precisa ter isso em mente.