O QUE É FLUXO DE CAIXA?
Fluxo de caixa é um termo que se refere à movimentação de dinheiro dentro de uma empresa. É o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa, incluindo vendas, pagamentos de fornecedores e despesas gerais. O fluxo de caixa é importante para que as empresas possam gerenciar suas finanças de forma eficiente. Ele pode ser usado tanto para avaliar a saúde financeira da empresa, para tomar decisões de investimento e de gestão geral.
Tipos de fluxo de caixa
Fluxo de caixa direto:
Método de estruturação da Demonstração de Fluxo de Caixa, onde são registradas as entradas e saídas de recursos da empresa. Dessa forma, a organização pode ser diária, semanal ou mensal, que dependerá da escolha da empresa. Esse tipo de fluxo é útil para o controle do capital de giro, pois mostra o movimento diário, semanal ou mensal do dinheiro no caixa. Dessa forma, a empresa pode saber isso de forma prática para saber se precisará de capital de giro para cobrir determinadas contas.
O fluxo de caixa direto é baseado em uma perspectiva operacional e exclui todas as atividades que não afetam o caixa, e é considerado o tipo mais preciso de fluxo de caixa porque é baseado na perspectiva operacional. Também é utilizado para fins de análise, planejamento e decisão, útil para entender a saúde financeira de uma empresa e seus fluxos de caixa futuros. O fluxo de caixa direto é um importante indicador de liquidez.
Como é feito o fluxo de caixa direto?
Para elaborar o fluxo de caixa direto, é necessário que todos os documentos que registram entradas e saídas de dinheiro sejam anotados. No caso das empresas, é preciso verificar o movimento diário no extrato bancário ou no fluxo de caixa, além de outros documentos que dizem respeito às contas a pagar e a receber. Após a análise, é hora de organizar os dados para a elaboração do fluxo de caixa direto.
Para fazer um fluxo de caixa direto, a primeira coisa a ser feita é verificar se a empresa tem um sistema de controle financeiro. Dessa forma, fica mais fácil anotar todas as entradas e saídas de recursos, para uma melhor análise. É importante registrar todas as entradas e saídas, com a data e o valor. Se for possível, é interessante separar os tipos de contas, para uma melhor visualização do movimento dos recursos
Quais as vantagens de usar o fluxo de caixa direto?
Como o fluxo de caixa direto analisa o movimento diário do dinheiro, a empresa pode ter um controle mais preciso do capital de giro e saber se precisará de empréstimos ou financiamentos para cobrir determinadas contas. Além disso, esse método é útil para analisar o movimento do dinheiro em determinados períodos, o que ajuda saber se a empresa opera com lucro ou prejuízo.
Como fazer um fluxo de caixa indireto?
O fluxo de caixa indireto é o método mais utilizado para elaborar o fluxo de caixa. Ele considera apenas as operações que afetam o caixa, ou seja, todas as entradas e saídas de dinheiro que ocorrem ao longo do período. O fluxo de caixa indireto é calculado a partir da diferença entre as receitas e as despesas ao longo do período.
O fluxo de caixa indireto, também conhecido como método indireto, é usado para avaliar os impactos do caixa. Ele é feito a partir do lucro líquido e por isso necessita de um ajuste nas variações que afetam o caixa.
Uma das vantagens do método indireto é o fato de que você não precisa considerar o tempo de recebimento ou pagamento, apenas o período em que um determinado valor foi registrado. Para fazer o cálculo, você deve atribuir o valor de cada receita e despesa a um determinado período.
Em seguida, faça a diferença entre elas para chegar ao fluxo de caixa. Esteja ciente de que o fluxo de caixa pode ser diferente do lucro líquido por conta de alguns depósitos que não foram tributados.
Qual é a importância do fluxo de caixa?
Como você pôde ver, o fluxo de caixa é uma análise importante para toda empresa. Isso porque ele permite a tomada de decisões mais assertivas, aumentando a visibilidade dos negócios. Para aumentar ainda mais a eficiência de seus processos administrativos, conte com um sistema de gestão empresarial que permita a automatização dos processos.
O fluxo de caixa é importante porque, ao contrário de um balanço patrimonial, mostra o que ocorreu com o dinheiro de sua empresa em um determinado período, ou seja, o fluxo de caixa mostra os efeitos de alavancagem e as margens de negociação real de sua empresa, fazendo uma verdadeira análise financeira do negócio.
Para saber qual é o método de cálculo do fluxo de caixa recomendado para a sua empresa, fale com a nossa equipe de contadores.